UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
Edital IARTE nº 6/2026
26 de janeiro de 2026
Processo nº 23117.077839/2025-91
PREÂMBULO
OBJETO: O Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) torna público o presente Edital, de âmbito interno, para realização do Exame de Suficiência – Disciplina VISUALIDADES DA CENA III – IARTE33010.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Concepções e caracterização dos Sistemas de Visualidades da Cena;
Concepções e funções da cenografia, luminotécnica, maquiagem, figurino, audiovisual, sonoplatia;
Fundamentos técnicos e linguísticos das Visualidades da Cena, materiais e procedimentos.
Processos de criação e registro poético-técnicos em Visualidades da Cena.
NATUREZA
Em obediência ao Artigo 157 da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022 (Normas de Graduação), o exame será oferecido a “estudante que demonstre excepcional rendimento acadêmico”, o que no caso deste conteúdo programático deverá ser aferido mediante comprovação de atuação poética e técnica em Visualidades da Cena, por meio de portfólio de trabalho e demonstração de processo poético e técnico de criação em, ao menos, duas linguagens dos sistemas de visualidades/materialidades, de acordo com a descrição abaixo:
Etapa I: Comprovação de experiência e formação (entregar 1 cópia em papel)
Comprovação de participação em equipes de trabalho em visualidades e materialidades da cena (cenografia, iluminação, maquiagem, figurino, audiovisual, sonoplastia) em espetáculos de dança, circo, ópera, cinema, TV, redes digitais ou afins (programas, matérias de jornal ou declarações).
OU
Comprovação de participação em formações, cursos, workshops, residências e afins nas temáticas do edital, com somatória de carga horária totalizando no mínimo 60 horas. Não serão consideradas aqui atividades conduzidas em Componentes Curriculares do Curso de Teatro.
30 pontos por obra/carga horária mínima de formação – máximo de 30 pontos.
Etapa II: Memorial técnico-reflexivo (entregar 3 cópias em papel)
Elaboração e entrega de um trabalho monográfico descrevendo um processo artístico do qual a/o candidata/o fez parte, abordando ao menos duas linguagens dos sistemas de visualidades/materialidades. Poderão ser considerados trabalhos realizados em componentes curriculares do Curso de Teatro da UFU sem a necessidade de participação em equipe específica para as linguagens escolhidas.
O trabalho precisa conter:
a. Proposta e discussão
Descrição da obra e da proposta de encenação, apresentando as escolhas de leitura e decisões poéticas. A isto se segue a apresentação das propostas criativas e técnicas das (pelo menos) duas linguagens em visualidade/materialidade escolhidas. A avaliação deve contemplar:
· Aspectos de composição;
· Escolhas espaciais e disposição de público;
· Referências artísticas (estilos; artistas; linguagens);
· Paletas de cores;
· Integração entre linguagens em visualidades/materialidades;
· Discussão sobre leitura pretendida para a obra. 30 pontos b. Projetos e protótipos
Apresentação de desenhos técnicos, mapas de operação, protótipos físicos ou digitais das propostas, de acordo com as linguagens em visualidades/materialidades escolhidas, seguidas de comentários. 20 pontos. c. Resultados
Registro fotográfico e/ou videográfico (link do material se houver) dos resultados artísticos obtidos seguido por um texto de comentário sobre a relação entre as escolhas de criação e os resultados obtidos em cena. Observação: O registro videográfico deve ser editado em um material de duração não superior a 15 (quinze) minutos, de modo a apresentar a passagens dedicadas à discussão sobre o trabalho visual/material da apresentação.
20 pontos.
CRITÉRIOS de AVALIAÇÂO
Demonstração de participação efetiva em processos de criação e execução em, pelo menos, duas linguagens (cenografia, iluminação, maquiagem, figurino, audiovisual, sonoplastia);
Clareza, coerência e correção gramatical, ortográfica e de pontuação para a produção textual;
Demonstração de domínio conceitual e do vocabulário referente às linguagens e processos das visualidades/materialidades abordadas;
Demonstração de repertório nas escolhas artísticas; demonstração de domínio de ferramentas de planejamento e registro em criação nas linguagens visuais/materiais abordadas;
Demonstração de domínio de materiais e técnicas;
Capacidade de avaliação das relações entre escolhas técnicas e resultados cênicos.
DATA, HORÁRIO E LOCAL DA PROVA
Dia: 13/03/2026
Horário: 14:00 horas
Local: Sala 01, do bloco 3M
BANCA EXAMINADORA
Profa. Ms. Valéria Gianechini de Araújo (presidente)
Profª. Drª. Mara Lucia Leal
Prof. Dr. Mario Ferreira Piragibe
DATA DE DIVULGAÇÃO DO RESULTADO
Data de divulgação do resultado: 26/03/2026
Referências BibliografiaS
Básica
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. Tradução: Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
HAGEMEYER, Rafael R. História e Audiovisual. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. MANTOVANI, Ana. Cenografia. São Paulo: Ática, 1989.
Complementar
ARNHEIM Rudolph. Arte e percepção visual. Tradução: Ivone Terezinha de Faria. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2019. BACICH; NETO; TREVISANI. Ensino Híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
CAMARGO, R. G. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.
HODGE, Francis. Play directing: analysis, communication, and style. 3a ed. Englewood Cliffs : Prentice Hall, 1988. HOWARD, Pamela. O que é cenografia? Tradução de Carlos Szlak. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015.
LIMA. Evelyn Furquim Werneck (org.). Espaço e teatro. Do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
MACHADO, Raul José de Belém (coord.). Oficina cenotécnica: Taller escenotécnica. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
MERIZ, Paulo Ricardo. O espaço cênico no circo teatro: caminhos para a cena contemporânea. Rio de Janeiro, 1999.
RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência de atores e a comunicação em cena. São Paulo: SENAC SP, 2013.
RATTO, Giani. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Ed. SENAC, 1999.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. Tradução Cássia Maria Nasser. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
PROF. DR. JARBAS SIQUEIRA RAMOS
Diretor do Instituto de Artes
Portaria nº. 2473/2024
| | Documento assinado eletronicamente por Jarbas Siqueira Ramos, Diretor(a), em 02/02/2026, às 23:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 7006457 e o código CRC 960C2330. |
| Referência: Processo nº 23117.077839/2025-91 | SEI nº 7006457 |